Épica

          Épica ou Epopeia

     A poesia épica, também chamada de epopeia, narra em tom grandioso, fatos de grande importância histórica, de heróis e deuses mitológicos. Os poemas são longos e o narrador conduz a narrativa em terceira pessoa, e enuncia fatos do passado, geralmente com pano de fundo mítico ou lendário, colocando-se distante, isto é, com foco sempre na narrativa, e não nos seus próprios sentimentos. A poesia épica é dividida em cantos com encadeamentos de ações que constitui a essência da narrativa e conduz a um epílogo.

     Os personagens realizam e experimentam grandes ações. Sendo que os principais, geralmente possuem qualidades dignas de serem lembradas, representam o caráter, a moral e os valores de um povo. É com frequência, que personagens mitológicos estão presentes neste gênero de poesia.

     Quanto à estrutura, o poema épico é dividido em:

Introdução: apresentação do tema e do herói da obra;

Invocação: momento em que o poeta invoca musas ou deuses para lhe darem inspiração;

Dedicatória: o narrador geralmente dedica a alguém sua poesia;

Narração: parte em que os grandes feitos são narrados;

Epílogo: desfecho da obra.

     Os mais famosos poemas épicos da cultura ocidental são a Ilíada e a Odisseia, de Homero, Eneida, de Virgílio, A Divina Comédia, de Dante, e Os Lusíadas, de Camões.

A Ilíada, de Homero, narra a Guerra de Troia, em que o semideus Aquiles se engaja na batalha, após rebelar-se com o assassinato do seu melhor amigo, Pátroclo. No trecho abaixo, temos a tradução do início desse poema:

-


Fonte: Poesia épica (epopeia): o que é, características e exemplos | como fazer um poema


Comentários

Postagens

Sobre a origem da poesia