Sobre a origem da poesia

    

      Sobre a origem da poesia


       Para abrir os trabalhos do Tribal Poético, nada melhor que falar sobre a origem da poesia. Este post do Arnaldo Antunes é um grande achado. Clique no título para ler sobre.


      👉A Origem do Termo Poesia

      A palavra “poesia” tem sua raiz no latim, como “poesis”, mas sua origem remonta ao grego como “poíesis”, que significa “criar” ou “fazer”. De acordo com a etimologia, nos dá a ideia de criação artística e expressão através da escrita. 


      💖O que é Poesia

      Poesia é a expressão artística que utiliza palavras para transmitir emoções, reflexões sobre o mundo e experiências humanas, ideias e imagens de forma criativa e estética. É uma forma de linguagem que muitas vezes transcende o sentido literal das palavras, buscando provocar sensações no leitor ou ouvinte.

     Esta forma de Arte é praticada desde a Antiguidade até a atualidade, por pessoas de todas as culturas e de todos os cantos do mundo. A primeira manifestação poética de que se tem registro, foram inscrições hieroglíficas egípcias datadas de 2600 a.C.

      Existem vários gêneros de poesia, cada um com características e estruturas específicas. Cabe aqui citar os mais conhecidos: Lírica, Elegia, Ode, Épica, Satírica, Concreta, Kaiku também conhecido como Haikai.  


     Falarei resumidamente sobre as características de cada gênero, antes, porém, vamos ver a evolução da poesia de cada época: 

💚Antiguidade: a poesia era usada para contar histórias, transmitir mitos, ensinamentos, e celebrar batalhas e vitórias. Os poetas eram considerados sábios e profetas. Alguns dos poetas mais conhecidos da antiguidade incluem Homero, autor da Ilíada e da Odisseia, e Safo, poetisa lírica grega que compôs poesias sobre o amor e a perda.

 


💙Idade Média: a poesia foi fortemente influenciada pelo cristianismo e pela tradição oral. Os poetas da época escreviam sobre temas religiosos e espirituais, e muitas vezes utilizavam a rima e o verso para ajudar a memorizar os poemas. Alguns dos poetas mais conhecidos da Idade Média são Dante Alighieri, autor da Divina Comédia, e Giovanni Boccaccio, que escreveu “Decameron”. Boccacio também é considerado um dos precursores da poesia humanista renascentista.

 

💛Renascimento: neste período a poesia experimentou uma renovação, com a valorização da razão e da ciência acima de crenças religiosas e superstições. Os poetas da época começaram a explorar novas formas de expressão e a incorporar elementos da natureza e da vida cotidiana em suas obras. Alguns dos poetas mais importantes do Renascimento incluem o grande dramaturgo e poeta William Shakespeare, John Donne e Edmund Spenser.


💜Idade Moderna: a poesia continuou a se desenvolver e a evoluir, com o surgimento de novas correntes e estilos. O romantismo, por exemplo, valorizava o individualismo e a emoção, enquanto o simbolismo enfatizava a subjetividade. Alguns dos poetas mais importantes da Idade Moderna incluem Percy Bysshe Shelley, William Wordsworth e Emily Dickinson.


💖Contemporânea: Na atualidade, a poesia continua a ser uma forma de arte vibrante e diversa, com muitos poetas experimentando com novas formas e técnicas. Alguns poetas contemporâneos têm explorado temas políticos e sociais em sua poesia, enquanto outros têm buscado inspiração em experiências pessoais e emocionais. Alguns dos poetas mais conhecidos da atualidade incluem os norte-americanos Maya Angelou, Langston Hughes e Robert Frost. Podemos destacar, também, os brasileiros Aline Bei, Paulo Leminski, Arnaldo Antunes, Conceição Evaristo, Adélia Prado, e muitos outros.



Fonte: brasile=scola.uol.com.br)






Comentários